Edições Comentadas: Traduzir e Escrever em Psicanálise

Sobre o curso

Nove debates, um a cada mês entre fevereiro e outubro de 2020, sempre às sextas-feiras à noite, com duração de 2h cada, nas quais se realizam atividades teóricas e práticas, versando sobre  obras e traduções realizadas por autores convidados pela UsinaDizer Editora. A atividade é voltada para o público interessado em adquirir conhecimentos, consolidar práticas analíticas, literárias e filosóficas, conforme as diretrizes éticas e metodológicas da Psicanálise.

Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.

Objetivo

Proporcionar aos leitores das obras editadas pela UsinaDizer e de autores convidados, um espaço de discussão, ampliação e vivência das ideias  e propostas teórico-práticas desenvolvidas pelos autores e debatidas por interlocutores.

Dinâmica

Por meio dos estudos e atividades dirigidas pelos debatedores, visa-se a compreensão teórico-prática da psicanálise, tal como ela é proposta pelo autor, a saber, como uma ética de atenção às narrativas, na forma de uma imersão nas culturas (filosófico-científicas, artísticas, políticas, religiosas e místicas) dos sujeitos, em favor de uma escuta inclusiva realizada a partir de dizeres híbridos.

Não é exigida formação por parte do participante. A atividade disponibiliza desconto especial para estudantes.

Escritores e tradutores convidados

Dr. Marcos José Müller – obra “Outros num Casamento: ensaio literário em Filosofia, Psicanálise e Gestalt” – UsinaDizer Editora.

Dr. Gustavo Capobianco Volaco – tradução de inéditos de Lacan – Editora CRV. E autoria da obra “A clínica psicanalítica – Palimpsestos”.

Dr. Pedro Heliodório Tavares – tradução das “Obras Completas de Freud” – Editora Ática.

Coordenação geral

Thaís Curcio Moura

Editora-chefe da UsinaDizer Editora.

Conteúdo programático completo

Obra:  “Outro(s) Num Casamento: Ensaio em Filosofia, Psicanálise e Gestalt”

Autor: MARCOS JOSÉ MÜLLER 

APRESENTAÇÃO DA OBRA

Na obra “Outro(s) num casamento: ensaio em Filosofia, Psicanálise e Gestalt”, seu autor ensaia uma visita a algumas narrativas, formuladas no intervalo entre a Literatura em sentido amplo, a Filosofia Fenomenológica e sua crítica, a Psicanálise freudiana, a Gestalt-terapia e a Psicanálise Lacaniana, com o propósito de mapear possíveis formas de apresentação do caráter gestáltico da experiência com os outros. Por consequência, procura estabelecer a crítica dos diferentes usos da noção de Gestalt, especialmente no campo clínico. Seu propósito é a construção de narrativas híbridas, em que possa visitar as muitas reconfigurações desencadeadas no contato precário, sempre aberto, ambíguo e inacabado, com os outros. Tais reconfigurações dizem respeito à experiência do pertencimento àquilo que se impõe como presença (conforme a filosofia), à vivência do desejo face àquilo que nos faz falta (conforme a psicanálise), do erotismo diante daquilo que se mostra como mistério (conforme as narrativas místicas), ou do gozo diante daquilo que comparece como estranhamento (conforme as narrativas artísticas), mas também da confiança frente ao que se mostra como temor (segundo as narrativas religiosas), dentre outros efeitos. O autor procura, enfim, articular esses muitos efeitos segundo um modelo temporal, que lhe permita entender o sentido aberto, o que significa dizer, ambíguo e inacabado, da experiência gestáltica com o outro, ou, com o outro enquanto Gestalt. Viver com os outros, segundo ele, é uma Gestalt Aberta.

 

APRESENTAÇÃO DO AUTOR

Marcos José Müller tem formação em Filosofia, Psicologia, Psicanálise e Gestalt-Terapia, Doutor em História da Filosofia Contemporânea. Autor das obras “Merleau-Ponty acerca da expressão” (2001), “Fenomenologia e Gestalt-terapia”(2007), “Psicose e Sofrimento”( 2012), “Clínicas Gestálticas” (2012), “Psicosis y creación” (2013), além de outras obras organizadas e inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais.  www.psicanalisegestalt.org.

 

Obra: “A Clínica Psicanalítica: Palimpsestos”

Autor: GUSTAVO CAPOBIANCO VOLACO

APRESENTAÇÃO DA OBRA

Construída a partir de uma série de aulas, a obra de Gustavo Volaco desenvolve conceitos basilares da teoria psicanalítica que sustentam a prática clínica. Dedica-se, especialmente, a pensar em que sentido (na efetividade da prática clínica, as noções de Transferência, Repetição, Inconsciente e Pulsão, dentre outras) figuram enquanto topologias de uma escrita que não se apaga, ainda que não a possamos ler, de sorte a guiar o analista em sua escolha ética pela renúncia ao sentido, condição fundamental para se escutar o que não termina nunca de não se dizer, ao menos completamente.

 

APRESENTAÇÃO DO AUTOR

Gustavo Capobianco Valaco é curitibano, psicólogo, psicanalista, escritor e tradutor, docente na Unifacvest, em Lages. Mestre em Letras e Doutor em Literatura pela UFSC.

 

Obra: Versões de Freud: breve panorama crítico das obras das traduções da obra

Autor: PEDRO HELIODORIO TAVARES

APRESENTAÇÃO DA OBRA

“Versões de Freud”, da Editora 7 Letras (2009), Pedro Heliodoro Tavares traça um panorama crítico das mais influentes traduções da obra de Freud, analisando desde as versões indiretas, até as mais recentes, que vertem do original alemão diretamente para o português. O autor ainda propõe uma revisão histórico-crítica quanto às mais influentes traduções para outras línguas, como o inglês, o francês e o espanhol. Afinal, eram estas as versões estrangeiras mais consultadas no Brasil até o momento, o que provavelmente poderia exercer certa influência sobre novas traduções. Partindo, portanto, das traduções estrangeiras, chegamos finalmente às atuais traduções diretas ao português. Com isso, não se buscou apontar para uma classificação valorativa.

 

APRESENTAÇÃO DO AUTOR

Pedro Heliodoro Tavares é psicanalista de formação, psicólogo, mestre e doutor em Literatura pela UFSC. Autor de obras como “Tradução e Psicanálise” (2013), “Fausto e Psicanálise? Sopros de Sinthome na Forja do Pactário” (2012).

Sobre a Psicanálise na UD

A UsinaDizer abre espaço para debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência além das instituições pelas quais passaram.