Psicanálise na UD

A UsinaDizer promove atividades teóricas e práticas para debater a psicanálise

Sobre a Psicanálise na UD

A UsinaDizer abre espaço para debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência além das instituições pelas quais passaram.

A UsinaDizer propõe uma forma híbrida de abordar a clínica psicanalítica, servindo-se, para tal, da literatura, da filosofia e dos relatos clínicos pensados como construções ficcionais.

 

Coordenação Geral Dra. Maria Holthausen

Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).

Atividades da Psicanálise na UD

(O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica

Consiste numa série de 24 módulos distribuídos em encontros online mensais de sete horas, às sextas e sábados, perfazendo um total de 168 horas. Ao final do curso, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigente nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.

Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar, que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?

Clique no botão abaixo para mais informações e participar dos encontros.

Edições Comentadas: Traduzir e Escrever em Psicanálise

Nove debates, um a cada mês, sempre às sextas-feiras à noite, com duração de 2h cada, nas quais se realizam atividades teóricas e práticas, versando sobre obras e traduções realizadas por autores convidados pela UsinaDizer Editora. A atividade é voltada para o público interessado em adquirir conhecimentos, consolidar práticas analíticas, literárias e filosóficas, conforme as diretrizes éticas e metodológicas da Psicanálise.

Clique no botão abaixo para mais informações e participar dos encontros.

Oficinas Clínico-Literárias para discussão de casos clínicos

A partir de textos escritos previamente pelos participantes da oficina – a respeito de suas próprias análises, ou de casos clínicos tomados de seus próprios pacientes, analisandos, consulentes ou da literatura universal – e  que serão compartilhados anonimamente nos encontros por meio de uma logística específica para esse fim e que preserva a confidencialidade dos autores, o objetivo da atividade é discutir o sentido ético da escuta e dos procedimentos da clínica psicanalítica.

Clique no botão abaixo para mais informações e participar dos encontros.

Verdades Inventadas

A atividade consiste em encontros onlines, realizados sempre nas últimas terças-feiras do mês, quando são debatidos textos psicanalíticos de grande relevância para a sociedade e para a área da saúde mental.

Clique no botão abaixo para mais informações e participar dos encontros.