Grupo de Leitura: 4 encontros Online (Agosto, Setembro, Outubro e Novembro)

R$150,00

Valor único

Nosso encontro digital ainda mais interativo. Enriqueça a sua experiência de leitura com troca de ideias e também crie conteúdos pessoais e originais a partir dos debates literários. O evento, aberto a todos, é coordenado por Maria Holthausen, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participe no conforto da sua casa e aproveite seu tempo para ler, criar e trocar vivências todo mês com essa turma literária.

 

LIVROS

Agosto – A Louca da Casa, de Rosa Montero.

Setembro – Depressões, de Herta Müller. 

Outubro – Léxico Familiar, Natalia Ginzburg.

Novembro – Meu Nome é Lucy Barton, Elizabeth Strout.

 

DATA

Segunda-feira (data na descrição abaixo)

 

HORÁRIO

16h30 às 18h30

LOCAL

Grupo Online

Sala criada no Zoom (programa para conferência)
Link para download gratuito do software: https://zoom.us/

Fora de estoque

Categoria:

Descrição

Grupo de Leitura: 4 encontros online com troca de percepções e criação de textos sobre temas literários (Agosto, Setembro, Outubro e Novembro)

 

DATA

31/08 – A Louca da Casa, de Rosa Montero.

28/09 – Depressões, de Herta Müller. 

26/10 – Léxico Familiar, Natalia Ginzburg.

30/11 – Meu Nome é Lucy Barton, Elizabeth Strout.

 

LOCAL

Grupo Online
Sala criada no Zoom (programa para conferência)
Link para download gratuito do software: https://zoom.us/.

 

TEMÁTICA DO ENCONTRO

31/08 – A Louca da Casa, de Rosa Montero.

Sinopse: Em A louca da casa, Rosa Montero propõe aos leitores um jogo narrativo cheio de surpresas. Nele se misturam literatura e vida, num coquetel estimulante de biografias e autobiografia romanceada. E assim descobrimos que o grande Goethe adulava os poderosos até chegar ao ridículo, que Tolstói era um energúmeno, que Rosa, quando criança, via-se como uma anã e que, aos 23 anos, manteve um extravagante e hilário romance com um ator famoso.

 

28/09 – Depressões, de Herta Müller. 

Prêmio Nobel de Literatura. Publicado em 1982, este livro de contos é a obra de estreia de Herta Muller, romena de língua alemã hoje radicada em Berlim. Passados numa região entre Romênia, Hungria e Sérvia, onde se estabeleceram colonos alemães desde fins do século xvii, os contos trazem o cotidiano vazio de personagens do fim da Segunda Guerra até os anos 1980, quando o país ainda era socialista. A ausência de amor, alegria e esperança sob o regime de opressão dão a atmosfera das narrativas.

 

26/10 – Léxico Familiar, Natalia Ginzburg.

“Neste livro, lugares, fatos e pessoas são reais. Não inventei nada”, escreve Natalia Ginzburg sobre sua obra mais célebre, Léxico familiar, de 1963. Nos anos 1930, como consequência da criação de leis raciais na Europa, inúmeras famílias foram obrigadas a deixar seu lar, tornando-se apátridas ou sendo literalmente destroçadas pela guerra que se seguiu. É nesse cenário que se inscrevem as memórias de Ginzburg. Nelas, o vocabulário afetivo de um clã de judeus antifascistas se contrapõe a um mundo sombrio, atravessado pelo autoritarismo. Trata-se de uma história de resistência, narrada em tom menor, e, sobretudo, da gênese de uma das escritoras mais poderosas do nosso tempo.

 

30/11 – Meu Nome é Lucy Barton, Elizabeth Strout.

Autora vencedora do Pullitzer. “Vocês só vão ter uma história […]. Vocês vão escrever essa única história de muitas maneiras. Nunca se preocupem com a história. Vocês só têm uma.” O conselho de Sarah Payne, ficcionista e professora de escrita criativa, marca Lucy Barton em sua busca por uma voz literária no começo da carreira. Hoje autora bem-sucedida e narradora deste romance, Lucy está há três semanas num hospital com vista para o edifício Chrysler, em Nova York, se recuperando das complicações de uma simples operação para extrair o apêndice. Sofrendo de saudade das filhas e do marido, ela recebe uma visita inesperada da mãe, com quem não falava havia anos. Mas o que se segue durante as cinco noites em que as duas ficam juntas não são longas discussões de relacionamento ou uma reconciliação verbal. Estimulada pelo exercício da memória, a narradora convalescente lança um olhar aguçado e humano, sem sentimentalismos, para os acontecimentos centrais de sua vida: o isolamento e a pobreza dos anos da infância, o distanciamento de um núcleo afetivo desestruturado, a luta para se tornar escritora, o casamento e a maternidade. Enquanto isso, Lucy ouve episódios envolvendo amigos, familiares e conhecidos que povoaram sua juventude em um vilarejo rural de Illinois e vê a intimidade com sua mãe se reinventar entre gargalhadas e silêncios. “Mamãe, você me ama?”, a menina do passado pergunta no presente. “Quando os seus olhos estão fechados”, é a resposta de quem nunca foi perfeita e nem poderá ser em seu amor, e talvez seja essa a única história possível para Lucy Barton. Excelente ficcionista, atenta às relações humanas e aos momentos mais prosaicos de epifania e de revelação, Elizabeth Strout ilumina a relação primordial, ao mesmo tempo conflitiva e afetuosa entre mãe e filha.

 

INVESTIMENTO

R$150 (pacote com 4 encontros do Grupo de Leitura, com troca de ideias e criação de conteúdo sobre os temas literários). Não é exigida a leitura da obra para a participação, mas é recomendada para melhor aproveitamento da atividade.

 

VIDEOCONFERÊNCIA
Para participar da chamada de vídeo com o Grupo de Leitura, dessa vez online, você precisa fazer o download de um software chamado Zoom: https://zoom.us/

Ele é gratuito e amplamente utilizado para conferências entre amigos e profissionais. A coordenação vai divulgar previamente um link de acesso para todos os participantes confirmados na atividade. Em caso de dúvidas, estamos à disposição via telefone (48) 3030-7474 e e-mail contato@usinadizer.com.br
 

COORDENAÇÃO

Sobre Maria Holthausen:

Psicanalista, Maria Houlthausen é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).