Módulo 15 Online (Zoom) – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica

R$350,00

(valor unitário do módulo 15)

Tema do décimo quinto módulo: Da angústia ao desejo: travessia da fantasia na clínica lacaniana. Trata-se de uma série de encontros independentes os quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. Como medida preventiva ao COVID-19, a atividade será online por meio do Zoom, programa de conferência. Inscreva-se! 


DATA
05/02/2021 (sexta)

06/02/2021 (sábado)

HORÁRIO
Dia 05 – das 19h às 22h

Dia 06 – das 9h às 13h

 

LOCAL

Grupo Online

Sala criada no Zoom (programa para conferência).

Link para download gratuito do software: https://zoom.us/.


Estudante tem desconto de R$100 adicionando o cupom EST250 durante a compra. É necessário comprovar ligação com instituição de ensino apresentando documento válido.

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Descrição

Módulo 15 Online (Zoom) – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica 

Décimo Quinto Módulo: 05/02/2021 (sexta) e 06/02/2021 (sábado)
Com: Profa. Dra. Maria Holthausen

 

Da angústia ao desejo: travessia da fantasia na clínica lacaniana


Ementa: Lacan se inspira, inicialmente, no artigo freudiano Uma criança é espancada (1919) para desenvolver suas concepções sobre a fantasia. Ele demonstra, ao longo de sua obra, que a fantasia é determinada pelo registro simbólico, embora seja percebida subjetivamente como sendo de ordem imaginária. A partir de O seminário, livro 6 (1958-59/2016), Lacan começa a elaborar sua concepção de fantasia fundamental, a qual indica, na neurose e na perversão, o ponto mais sintético de gozo de um sujeito. Para o psicanalista francês, a função primordial da fantasia é constituir um véu ou tela, em todo caso, algo que protege e media o contato do sujeito com a falta no campo do Outro, falta essa posicionada no registro do real. A fantasia, por conseguinte, é uma proteção contra o real da sexualidade que deve ser reconstruída em análise para, em seguida, ser atravessada. Nesse raciocínio, a psicanálise permite uma travessia da fantasia em direção à verdade da inconsistência do Outro, travessia que é, igualmente, aquela que o sujeito faz da angústia para chegar ao desejo. Neste módulo, trabalharemos os avanços lacanianos em relação ao conceito de fantasia por meio da articulação com a clínica da angústia, com sua releitura do Édipo e da castração e com os dilemas da alienação e separação. Mais uma vez, o diálogo com campos das artes será, igualmente, convocado. Por fim, caberá o profícuo questionamento: seria a psicanálise uma experiência de despertar do âmbito do sentido, para além do sentido fixo dos sintomas e do “sonhar acordado” característico do fantasiar?

 

BIBLIOGRAFIA

Freud, S. Uma criança é espancada: uma contribuição ao estudo da origem das perversões sexuais (1919). Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (Vol.17). Rio de Janeiro: Imago, 2006.

Lacan, J. O seminário, livro 7: a ética da psicanálise (1959-60). Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

__. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1963-64). Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

__. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente (1957-58). Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

__. O seminário, livro 10: a angústia (1962-63). Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

__. O seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação (1958-59). Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

 

Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica 

Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. 

Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?

Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.

Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.

 

OBJETIVO

Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.

 

DINÂMICA

A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.

No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre. Cada módulo pode ser adquirido de forma independente, sem a necessidade de inscrição nas demais atividades.

 

VIDEOCONFERÊNCIA

Para participar da chamada de vídeo você precisa fazer o download de um software chamado Zoom: https://zoom.us/.

Ele é gratuito e amplamente utilizado para conferências entre amigos e profissionais. A coordenação vai divulgar previamente um link de acesso para todos os participantes confirmados na atividade. Em caso de dúvidas, estamos à disposição via telefone (48) 3030-7474 e e-mail contato@usinadizer.com.br.

 

DOCENTES

Coordenação: Maria Holthausen

Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).