Descrição
Módulo 16 – A repetição em Freud e Lacan
Desenvolver o conceito psicanalítico de repetição, tanto em sua dimensão teórica, quanto clínica. Freud relacionou o conceito de repetição aos conceitos de recordação, resistência, transferência e atuação. Lacan, no Seminário XI, indica o caráter fundamental deste conceito na prática clínica, e sua relação com os conceitos de Tiquê, Autômaton, objeto “a” e cadeia significante.
BIBLIOGRAFIA
FREUD, Sigmund, Recordar, Repetir e Elaborar – Novas recomendações sobre a técnica psicanalítica, 1914, Obras Completas, V. XII, Rio de Janeiro: Imago, 1980.
LACAN, Jacques, Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, Seminário – livro XI,
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
(O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
DESCRIÇÃO
(O) Curso Livre (da) Formação aqui proposto consiste numa série de encontros mensais em formato híbrido (simultaneamente virtual e presencial), de 7 horas cada, distribuídas nas sextas à noite e sábados pela manhã, nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. No total, serão 24 módulos, perfazendo um total de 168 horas.
APRESENTAÇÃO
Três são os elementos fundamentais que compõem a trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. A primeira é a mais importante e única, estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar, que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos da prática, levando o analista a se perguntar “em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?”.
OBJETIVO
Ao final do curso, os participantes estarão aptos ao reconhecimento das principais configurações conceituais relativas às práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.
DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater com os participantes os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso. A atividade disponibiliza a inscrição individual dos módulos (assim como desconto especial para estudantes) a ser encontrada em nosso site.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.
COORDENAÇÃO
Dra. Maria Holthausen
Psicanalista, Historiadora, Doutora em Literatura.