Descrição
EVENTO
Quero Uma Verdade Inventada: memórias, linguagens e escritas (encontro).
DATA
Todas as segundas-feiras.
HORÁRIO
18h30 às 20h30.
LOCAL
UsinaDizer
Av. Rio Branco, 533. Sala 301.
Florianópolis/SC.
INVESTIMENTO
Inscrição mensal: R$100.
Inscrição por encontro: R$50.
OBJETIVO
Projeto voltado para estimular a produção artística dos participantes. As atividades, desenvolvidas a partir de livros e filmes, podem ser praticadas por qualquer pessoa que pretenda expandir seus conhecimentos, principalmente aposentados com sede de saber.
PÚBLICO
Aberto a todas as pessoas.
CRONOGRAMA
Março
11/03/2019 – Questões sobre arte e feminilidade – Coordenação: Maria Holthausen
18/03/2019 – Vivências do feminino na arte plástica – Coordenação: Ligia Czesnat
25/03/2019 – Figuras femininas no cinema – Coordenação: Christiane Grahl Luz
Abril
08/04/2019 – Questões sobre arte e feminilidade – Coordenação: Maria Holthausen
15/04/2019 – Vivências do feminino na arte plástica – Coordenação: Ligia Czesnat
22/04/2018 – Figuras femininas no cinema – Coordenação: Christiane Grahl Luz
29/04/2019 – O grão de Voz e da Escrita – Coordenação: Maria Holthausen
Maio
06/05/2019 – Questões sobre arte e feminilidade – Coordenação: Maria Holthausen
13/05/2019 – Vivências do feminino na arte plástica – Coordenação: Ligia Czesnat
20/05/2019 – Figuras femininas no cinema – Coordenação: Christiane Grahl Luz
27/05/2019 – O grão de Voz e da Escrita – Coordenação: Maria Holthausen
Junho
03/06/2019 – Questões sobre arte e feminilidade – Coordenação: Maria Holthausen
10/06/2018 – Vivências do feminino na arte plástica – Coordenação: Ligia Czesnat
17/06/2018 – Figuras femininas no cinema – Coordenação: Christiane Grahl Luz
24/06/2018 – O grão de Voz e da Escrita – Coordenação: Maria Holthausen
TEMÁTICAS
Questões sobre arte e feminilidade
Nosso primeiro movimento é convocar cada um dos participantes a articular suas próprias questões. Colocamos algumas – que aqui, se configuram como objetos – destinadas a corporificar a materialidade dos significantes desse campo de pesquisa:
- As figuras femininas – esses seres de papel, de celulose, de tinta – ainda são heroínas românticas, sempre prontas a ser o desejo do desejo de seu herói?
- As personagens femininas que transgridem as interdições do código moral no plano da sexualidade, realizam uma ruptura na imagem idealizada do feminino patriarcal?
- Podemos ousar discutir, questionar ou perseguir uma linguagem/dicção feminina, no campo da criação artística?
- Quando falamos em Feminino estamos falando de Feminilidade?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADORNO, Theordor W, Notas de Literatura I, São Paulo, Duas Cidades, Editora 34, 2012
BARTUCCI, Giovanna – Org., Psicanálise, Literatura e Estética de Subjetivação, Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001
_________________________, Psicanálise, Arte e Estética de Subjetivação, Rio de Janeiro: Imago Ed., 2002
BLANCHOT, Maurice, O espaço literário, Rio de Janeiro: Rocco, 2011
BRANCO, Lucia Castello e BRANDÃO, Ruth Silviano, A mulher escrita, Rio de Janeiro: Lamparina, 2004
BRANCO, Lucia Castello e BRANDÃO, Ruth Silviano – Organizadoras, A força da Letra – Estilo, Escrita, Representação, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000
BRANCO, Lúcia Castello, Os absolutamentes Sós – Lhansol – A Letra – Lacan, Belo Horizonte: Autêntica, 2000
FREUD, Sigmund, Arte, Literatura e os Artistas, Obras Incompletas de Sigmund Freud, Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2015.
FOUCAULT, Michel, Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema, Escritos III, Rio de Janeiro: Forens Universitaria, 2001
_________________, A Grande Estrangeira – Sobre Literatura, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016
HOLCK, Ana Lucia Lutterbach, Patu. Uma mulher abismada, Rio de Janeiro: Subversos, 2008
KEHL, Maria Rita, Deslocamento do Feminino – a mulher freudiana na passagem para a modernidade, São Paulo: Boitempo, 2016
________________, Bovarismo brasileiro, São Paulo: Boitempo, 2018
KRISTEVA, Julia, Histórias de Amor, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
_______________, As Novas Doenças da Alma, Rio de Janeiro: Rocco, 2002
KRISTEVA, Julia e CLÉMENT, Catherine, O Feminino e o Sagrado, Rio de Janeiro: Rocco, 2001
KON, Noemi Moritz, A Viagem. – Da Literatura à Psicanálise, São Paulo: Companhia das Letras, 2003
LACAN, Jacques, Seminário – livro 18 – De um discurso que não fosse semblante, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2009
_______________, Seminário – Livro 20 – mais, ainda, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982
_______________, Diretrizes para um Congresso sobre a sexualidade feminina, Escritos, Rio de Janeiro, Zahar, 1998
_______________, Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol V. Stein, Outros Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003
MANNONI, Maud, Elas não sabem o que dizem – Virginia Wolf, as mulheres e a psicanálise, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1999
MOLINA, José Artur, O que Freud dizia sobre as mulheres, São Paulo: Editora UNESP, 2011.
MORAES, Eliane Robert, O corpo Impossível – A decomposição da figura humana de Lautrémont a Bataille, São Pauli: Ed. Iluminuras, 2002
NERI, Regina, A psicanálise e o feminino: um horizonte da modernidade, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005
PONTALIS, J.B. e MANGO, Edmundo, Freud e os Escritores,
RIVERA, Tania, O avesso do Imaginário – Arte Contemporânea e Psicanálise, São Paulo: Cosac Naify, 2013
_____________, Guimarães Rosa e a Psicanálise – Ensaios sobre a Imagem e Escrita, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2005
RIVERA, Tania e Vladimir Safatle – Organizadores, Sobre Arte e Psicanálise, São Paulo, 2006
SOLER, Colette, O que Lacan dizia das Mulheres, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2005
ZIZEK, Slavoj, Lacrimae rerum – ensaios sobre cinema moderno, São Paulo: Boitempo, 2009