Módulo 2 – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica

R$350,00

Valor unitário do Módulo 2.

Tema do segundo módulo: A ética da psicanálise em sua vertente clínica. Inscreva-se para essa atividade! A UsinaDizer abre espaço para uma série de 23 encontros presenciais nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. 


DATA
09/11/2019 (sábado)

HORÁRIO
Das 9h às 13h e das 14h às 17h.

LOCAL

UsinaDizer

Av. Rio Branco, 533. Sala 301.
Florianópolis/SC.

 

Estudante tem desconto de R$100 adicionando o cupom EST250 durante a compra. É necessário comprovar ligação com instituição de ensino apresentando documento válido.

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Descrição

Módulo 2 – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica

Segundo Módulo: 09/11/2019
Com: Profa. Dra. Maria Holthausen

A ética da psicanálise em sua vertente clínica

Ementa: A ética da psicanálise é a ética do bem dizer, ou seja, é a palavra que produz um efeito operatório no tratamento. Por isso mesmo, espera-se que o analista abdique do poder que lhe é conferido pela transferência, haja vista, que sua posição ética diz respeito ao desejo do analista e não a profissão de analista. Em seu texto Direção do Tratamento, Lacan propõe que lá, onde o analista poderia comparecer com seu poder, ele tem que faltar, o que não quer dizer paradoxalmente que não seja ele que conduz o tratamento, mas que a sua arma não é o poder e sim o manejo da transferência e a interpretação. Lá onde se poderia esperar o comandante, o mestre guerreiro analista, encontramos uma política de falta a ser baseada no desejo do analista, que é um desejo marcado pelo não saber.

Bibliografia:

LACAN, Jacques, A direção do Tratamento e os princípios de seu poder, Escritos, Rio de Janeiro: Zahar, 1998

_______________, Observação sobre o informe de Daniel Lagache: “Psicanálise e estrutura da personalidade”, Escritos, Rio de Janeiro: Zahar, 1998

 

Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica 

Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. 

Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?

Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.

Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.

 

DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.

No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, aos sábados, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre. 

 

OBJETIVO
Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.

 

DOCENTES

Coordenação: Maria Holthausen

Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).