Descrição
Módulo 8 Online (Zoom) – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Oitavo Módulo: 05/06/2020 (sexta) e 06/06/2020 (sábado)
Com: Profa. Dra. Maria Holthausen
A fantasia e suas vicissitudes na ótica freudiana
Ementa: A descoberta de que vivemos sob influência de fantasias inconscientes, a cada momento de nossas vidas, é eminentemente psicanalítica. De Freud a Lacan, a psicanálise demonstra que a realidade dita objetiva não é exatamente comum para todos os falantes: cada qual estabelece uma relação com o mundo por meio de fantasias particulares. Foi Freud (1905/2006) quem percebeu, após o abandono da teoria da sedução, que fantasias inconscientes de caráter sexual estavam na base das neuroses de suas pacientes histéricas. Assim, se ele começa sua trajetória marcado pela preocupação de relacionar a etiologia das neuroses a fatos da realidade material, gradualmente direcionará sua atenção à importância da realidade psíquica, sob as coordenadas do desejo e da fantasia. Esse redirecionamento é um dos marcos do advento de sua invenção, pois não há clínica psicanalítica sem o autêntico interesse no desvelamento das fantasias inconscientes. Propomos, neste módulo, trabalhar os desenvolvimentos freudianos sobre a fantasia em interlocução constante com outros conceitos-chave de sua clínica, com ênfase para o Édipo, o estranho (das unheimlich) e a castração, e em diálogo constante com o campo das artes (literatura, artes plásticas, cinema) – as quais iluminam a psicanálise muito antes de serem iluminadas por ela.
Bibliografia:
Freud, S. O estranho (1919). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (Vol.17). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
__. A perda da realidade na neurose e na psicose (1924). Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (Vol.19). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
__. Inibições, sintomas e ansiedade (1926). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (Vol.20). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
__. Fragmento da análise de um caso de histeria (1905). Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (Vol.7). Rio de Janeiro: Imago, 2006.
__. Fantasias histéricas e sua relação com a bissexualidade (1908). Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (Vol.9). Rio de Janeiro: Imago, 2006.
__. Escritores criativos e devaneios (1908). Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (Vol.9). Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Hoffmann, E.T.A. O homem da areia (1816). In: Cesarotto, O. No olho do outro. São Paulo: Iluminuras, 1996.
Jorge, M.A.C. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan: a clínica da fantasia. (vol.2) Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo.
Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?
Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.
OBJETIVO
Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.
DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, aos sábados, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre.
VIDEOCONFERÊNCIA
Para participar da chamada de vídeo você precisa fazer o download de um software chamado Zoom: https://zoom.us/.
Ele é gratuito e amplamente utilizado para conferências entre amigos e profissionais. A coordenação vai divulgar previamente um link de acesso para todos os participantes confirmados na atividade. Em caso de dúvidas, estamos à disposição via telefone (48) 3030-7474 e e-mail contato@usinadizer.com.br.
DOCENTES
Coordenação: Maria Holthausen.
Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).