Módulo 4 – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica

R$350,00

Tema do quarto módulo: O Sonho e a Ficção Metapsicológica. Inscreva-se para essa atividade! A UsinaDizer abre espaço para uma série de 23 encontros presenciais nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. 


DATA
08/02/2020 (sábado)

HORÁRIO
Das 9h às 13h e das 14h às 17h.

LOCAL

UsinaDizer

Av. Rio Branco, 533. Sala 301.
Florianópolis/SC.

Fora de estoque

Descrição

Módulo 4 – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica 

Quarto Módulo: 08/02/2020
Com: Profa. Dra. Maria Holthausen

O Sonho e a Ficção Metapsicológica

Ementa: Na “ciência do sonho” – se tomarmos emprestada de Lacan a tradução que ele deu à obra Traumdeutung – Freud nos faz entender que o inconsciente não é apenas um adjetivo para qualificar as representações enigmáticas, instituídas no limiar entre o mental e o somático, e às quais denominou de pulsões. Tal como o revelam os sonhos, uma vez recalcadas, as pulsões sobrevivem como uma dimensão simbólica, cuja característica fundamental é a capacidade para se articularem sem o consórcio de nenhuma instância mental, como se operassem enquanto uma instância autônoma: eis aqui o inconsciente como substantivo, como sistema de sobredeterminação simbólica daquilo que resultou do recalque das pulsões. Não se trata de uma ecologia, mas de uma sorte de linguagem que se diz qual ficção e cuja expressão paradigmática é o sonho.

Bibliografia  

FREUD, Sigmund, Studienausgabe – Frankfurt a/M: Fischer, 1969-79 (10 volumes)

_____, (1895) “Projeto para uma psicologia científica”

_____, (1900) “A interpretação dos Sonhos”

_____, (1900b) A interpretação dos sonhos. Trad. Walderedo Ismael de Oliveira – Rio de Janeiro: Imago, 1999.

_____, (1905) “Três ensaios sobre a teoria da Sexualidade”

_____, (1907) “Delírios e Sonhos na ‘Gradiva’ de W. Jensen”

_____, (1915) ‘O Inconsciente”

_____, (1917) “Complementação metapsicológica da teoria do Sonho”

_____,  (1918) “Da história de uma neurose infantil”

_____, Leonardo Da Vinci e uma lembrança de sua infantil, in Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XI, Rio de Janeiro: Imago 1910/1916

_____, Novas Conferencias Introdutórias  – Explicações, aplicações e orientação, in Obras Completas de Sigmund Freud, Vol.XXII, Rio de Janeiro: Imago 1910/1916

 

Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica 

Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. 

Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?

Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.

Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.

DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.

No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, aos sábados, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre. 

OBJETIVO
Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.

DOCENTES

Coordenação: Maria Holthausen

Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).