Descrição
Módulo 18 Online (Zoom) – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Décimo Oitavo: 07/05/2021 (sexta) e 08/05/2021 (sábado)
Com: Profa. Ms. Adriana Cândido da Silva
Singularidades da Escuta do Adolescente
Ementa: Frequentemente, o adolescente chega ao consultório a partir da demanda de um adulto: os pais, os avós, ou os professores. São estes que trazem uma queixa, uma configuração sintomática que os angustia. Para que possa ocorrer uma análise é preciso que o adolescente consiga formular uma questão própria que pode ou não coincidir com a queixa dos pais. Por conseguinte, o analista escuta o adolescente, pois é ele o sujeito em análise, mas nem por isso deixa de estar atento à fala dos pais. Escutá-los faz parte do manejo da transferência, na sustentação do trabalho analítico. Para um melhor entendimento acerca da clínica com adolescentes, apresentaremos, igualmente, uma breve contextualização sobre a clínica com crianças e suas particularidades.
Bibliografia:
ABERASTURY, A., & KNOBEL, M. Adolescência Normal, Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
ALBERTI, S. Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.
COSTA, Teresinha. Psicanálise com crianças. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.
FREUD, SIGMUND. A Vida Sexual dos Seres Humanos. In: __. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XVI, 1916 [1996], p. 309-324.
__Algumas Idéias Sobre o Desenvolvimento e Regressão – Etiologia. In: ___. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XVI, 1916 [1996], p. 343-360
NASIO,J.D. Como agir com um adolescente difícil? Um para pais e profissionais, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.
Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo.
Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?
Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.
OBJETIVO
Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.
DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre. Cada módulo pode ser adquirido de forma independente, sem a necessidade de inscrição nas demais atividades.
VIDEOCONFERÊNCIA
Para participar da chamada de vídeo você precisa fazer o download de um software chamado Zoom: https://zoom.us/.
Ele é gratuito e amplamente utilizado para conferências entre amigos e profissionais. A coordenação vai divulgar previamente um link de acesso para todos os participantes confirmados na atividade. Em caso de dúvidas, estamos à disposição via telefone (48) 3030-7474 e e-mail contato@usinadizer.com.br.
DOCENTES
Coordenação: Maria Holthausen
Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).