Descrição
Módulo 3 – O Inconsciente: Sonho e a Ficção Metapsicológica
BIBLIOGRAFIA
FREUD, Sigmund. ESB. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Rio, Ed. Imago, 1970-1977.
________________, v. I, (1895-1950), Projeto para uma psicologia científica [1977]
________________, v. III, (1898), O mecanismo psíquico do esquecimento, [1976]
________________, vs. IV e V, (1900), A interpretação de sonhos, [1972a]
________________, v. VII, (1905), Três ensaios sobre a sexualidade, [1972b]
________________, v. XI, (1910), Cinco lições de psicanálise, [1970]
________________, v. XIV, (1914) Sobre o narcisismo [1974b]
________________, v. XIV, (1915a), Repressão, [1974c]
________________, v. XIV, (1915b), O inconsciente [1974d]
________________, v. XIV, (1917), Suplemento metapsicológico à teoria dos sonhos, [1974e]
________________, v. XVIII, (1920) Além do princípio de prazer, [1976d]
_______________, v. XVIII, (1923a) A psicanálise, [1976e]
_______________, v. XVIII, (1923b), A teoria da libido, [1976f]
_______________, v. XXII, (1933), Novas conferências introdutórias sobre psicanálise, [1976g]
MÜLLER, Marcos José. Angústia no sonho: repetição simbólica do recalcado ou alteridade ontológica? Veritas. Porto Alegre, v. 66 n1, p. 1-17 jan-dez. 2021
(O) Curso Livre (da) Formação
DESCRIÇÃO
(O) Curso Livre (da) Formação aqui proposto consiste numa série de encontros mensais em formato híbrido (simultaneamente virtual e presencial), de 7 horas cada, distribuídas nas sextas à noite e sábados pela manhã, nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. No total, serão 24 módulos, perfazendo um total de 168 horas.
APRESENTAÇÃO
Três são os elementos fundamentais que compõem a trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. A primeira é a mais importante e única, estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar, que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos da prática, levando o analista a se perguntar “em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?”.
OBJETIVO
Ao final do curso, os participantes estarão aptos ao reconhecimento das principais configurações conceituais relativas às práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.
DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater com os participantes os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso. A atividade disponibiliza a inscrição individual dos módulos (assim como desconto especial para estudantes) a ser encontrada em nosso site.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.
COORDENAÇÃO
Dra. Maria Holthausen
Psicanalista, Historiadora, Doutora em Literatura.