Descrição
Módulo 9 Online (Zoom) – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Nono Módulo: 03/07/2020 (sexta) e 04/07/2020 (sábado)
Com: Profa. Ms. Adriana Cândido da Silva
As estruturas clínicas na psicanálise de Freud
Ementa: Freud não utilizou com frequência o termo estrutura e nem mencionou a expressão estruturas clínicas. Contudo, estas formulações estão implícitas em sua obra desde os seus primórdios, no que tange à importância do diagnóstico diferencial para a condução do trabalho analítico. Para trabalhar este tema, faremos uma breve contextualização acerca da regressão e da fixação da libido nas fases do desenvolvimento psicossexual estabelecida por Freud, salientando os complexos de Édipo e castração como pontos primordiais para o entendimento das diferenças entre a neurose e a perversão.
Bibliografia:
FREUD, SIGMUND. A Vida Sexual dos Seres Humanos. In: __. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XVI, 1916 [1996], p. 309-324.
__Algumas Idéias Sobre o Desenvolvimento e Regressão – Etiologia. In: ___. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XVI, 1916 [1996], p. 343-360
__. Neurose e Psicose. In: ___. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XIX, 1923 [1996], p. 187-193.
__. A Dissolução do Complexo de Édipo. In: __. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XIX, 1924 [1996], p.217-224.
__. Um Estudo Autobiográfico. In: __. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XX, 1924 [1996], p. 11-51.
__. O Desenvolvimento da Função Sexual. In: __. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. XXIII, 1938 [1996], p. 177-181.
NASIO, Juan David. A Histeria: Teoria e clínica Psicanalítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
__. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo.
Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?
Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.
OBJETIVO
Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.
DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, aos sábados, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre.
VIDEOCONFERÊNCIA
Para participar da chamada de vídeo você precisa fazer o download de um software chamado Zoom: https://zoom.us/.
Ele é gratuito e amplamente utilizado para conferências entre amigos e profissionais. A coordenação vai divulgar previamente um link de acesso para todos os participantes confirmados na atividade. Em caso de dúvidas, estamos à disposição via telefone (48) 3030-7474 e e-mail contato@usinadizer.com.br.
DOCENTES
Professora Mestra: Adriana Cândido da Silva
Psicanalista e psicóloga clínica, mestre em Filosofia da Psicanálise pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Já atuou como docente em nível superior na disciplina de Fundamentos da Teoria Psicanalítica, bem como supervisora de estágio em Psicologia Hospitalar pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Também lecionou disciplina de psicopatologia em nível de pós graduação. Atualmente trabalha como psicanalista em consultório particular e coordena grupos de estudos.
Coordenação: Maria Holthausen.
Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).