Módulo 3 – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica

R$350,00

Valor unitário do Módulo 3.

Tema do terceiro módulo: Clinamen na via da arte: per via di porre, per via di levare, per via di criare, per via di vivere. Inscreva-se para essa atividade! A UsinaDizer abre espaço para uma série de 23 encontros presenciais nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. 


DATA
07/12/2019 (sábado)

HORÁRIO
Das 9h às 13h e das 14h às 17h.

LOCAL

UsinaDizer

Av. Rio Branco, 533. Sala 301.
Florianópolis/SC.

 

Estudante tem desconto de R$100 adicionando o cupom EST250 durante a compra. É necessário comprovar ligação com instituição de ensino apresentando documento válido.

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Descrição

Módulo 3 – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica 

Terceiro Módulo: 07/12/2019
Com: Profa. Dra. Maria Holthausen

Clinamen na via da arte: per via di porre, per via di levare, per via di criare, per via di vivere

Ementa: Em seu texto Sobre a Psicoterapia (1905), Freud se apropria de dois conceitos da arte para a reflexão de sua prática clínica. Citamos Freud: “A pintura, diz Leonardo, trabalha per via di porre, pois deposita sobre a tela incolor partículas coloridas que antes não estavam ali; já a escultura, ao contrário, funciona per via di levare, pois retira da pedra tudo o que encobre a superfície da estátua nela contida.” Mediante estes dois modelos, aponta uma dicotomia entre os métodos sugestivos e o método psicanalítico. Desde 1905, muitas coisas mudaram no discurso psicanalítico. Sabemos o quanto se ampliou a teoria e  a clínica psicanalítica desde aquela data. Em nossos dias, ainda é possível pensar a psicanálise a partir desse dicotomia freudiana? E, ainda, se pensando a última clínica lacaniana, nossa prática não estaria abrindo mão da dicotomia proposta por Freud, para atuar um modelo dialético cujos pares deslizam por entre a via do criar – per via di criare – e a via do viver – per via di vivere?

Bibliografia:

FREUD, Sigmund, Sobre a Psicoterapia, 1905, Obras Completas de Freud – Vol. XVIII, Rio de Janeiro: Imago, 1980.

JORGE, Marco Antonio Coutinho, Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan – A prática analítica, Vol.3, Ed. Zahar, 2017.

 

Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica 

Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. 

Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?

Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.

Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.

 

DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.

No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, aos sábados, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre. 

 

OBJETIVO
Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.

 

DOCENTES

Coordenação: Maria Holthausen

Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).