(O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica – Módulo 24
R$350,00
Narcisismo e Gozo na vida contemporânea:
Novas produções de subjetividade
O que é o contemporâneo em psicanálise? Quais os instrumentos que dispomos para operar com a escuta dos sofrimentos que nos chegam diariamente: os casos limites, os distúrbios narcísicos, as patologias psicossomáticas, transtornos de humor (depressões), transtornos de ansiedade (fobias), transtornos alimentares (anorexia, bulimia), transtornos obsessivo-compulsivos e muitas outras patologias que nossos pacientes trazem ao consultório. Vivemos em uma época em que a norma fálica perdeu sua hegemonia ao ser apontada como apenas mais uma, entre outras soluções, que permite orientar os sujeitos em seus modos de gozo. Podemos apostar que os métodos clássicos – o princípio do silêncio e da neutralidade, a sessão curta, o corte, a interpretação como enigma – provoquem os mesmos efeitos? Ainda é possível apostar na suposição de saber no analista para o estabelecimento da transferência? Aproveitamos o último módulo do curso para abrir novas questões sobre a clínica, no intuito de esclarecer que o processo de formação do analista não se encerra em momento algum. É um processo em contínuo movimento que nos impõem o estudo e o diálogo constante dentro desse campo de saber.
DATAS e HORÁRIOS
15/03/2024 (sexta) – 19h às 22h
16/03/2024 (sábado) – 9h às 13h
LOCAL FÍSICO
UsinaDizer
Av. Rio Branco, 533. Sala 301.
Florianópolis/SC.
LOCAL ONLINE
Sala criada no Zoom (programa para conferência).
Link para download gratuito do software: https://zoom.us/.
CUPOM ESTUDANTE
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Módulo 24 - Narcisismo e Gozo na vida contemporânea:
Novas produções de subjetividade
O que é o contemporâneo em psicanálise? Quais os instrumentos que dispomos para operar com a escuta dos sofrimentos que nos chegam diariamente: os casos limites, os distúrbios narcísicos, as patologias psicossomáticas, transtornos de humor (depressões), transtornos de ansiedade (fobias), transtornos alimentares (anorexia, bulimia), transtornos obsessivo-compulsivos e muitas outras patologias que nossos pacientes trazem ao consultório. Vivemos em uma época em que a norma fálica perdeu sua hegemonia ao ser apontada como apenas mais uma, entre outras soluções, que permite orientar os sujeitos em seus modos de gozo. Podemos apostar que os métodos clássicos – o princípio do silêncio e da neutralidade, a sessão curta, o corte, a interpretação como enigma – provoquem os mesmos efeitos? Ainda é possível apostar na suposição de saber no analista para o estabelecimento da transferência? Aproveitamos o último módulo do curso para abrir novas questões sobre a clínica, no intuito de esclarecer que o processo de formação do analista não se encerra em momento algum. É um processo em contínuo movimento que nos impõem o estudo e o diálogo constante dentro desse campo de saber.
BIBLIOGRAFIA
GREEN, André e URRIBARRI, Do pensamento clínico ao paradigma contemporâneo – Diálogos, São Paulo: Blucher, 2019.
SOLER, Colette, A querela dos diagnósticos, São Paulo: Blucher, 2018
LOWEN, Alexander, Narcisismo, Negação do Verdadeiro Self, São Paulo: Editora Cultrix, 1991.
NASIO, J.-D., Sim, a psicanálise Cura, 1a. Ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
SOLER, Colette, Um outro Narcisismo: Seminário 2016-2017, São Paulo: Aller, 2021.
(O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
DESCRIÇÃO
(O) Curso Livre (da) Formação aqui proposto consiste numa série de encontros mensais em formato híbrido (simultaneamente virtual e presencial), de 7 horas cada, distribuídas nas sextas à noite e sábados pela manhã, nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. No total, serão 24 módulos, perfazendo um total de 168 horas.
APRESENTAÇÃO
Três são os elementos fundamentais que compõem a trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. A primeira é a mais importante e única, estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar, que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos da prática, levando o analista a se perguntar “em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?”.
OBJETIVO
Ao final do curso, os participantes estarão aptos ao reconhecimento das principais configurações conceituais relativas às práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.
DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater com os participantes os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso. A atividade disponibiliza a inscrição individual dos módulos (assim como desconto especial para estudantes) a ser encontrada em nosso site.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.
COORDENAÇÃO
Dra. Maria Holthausen
Psicanalista, Historiadora, Doutora em Literatura.