Descrição
Módulo 7 Online (Zoom) – (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Sétimo Módulo: 08/05/2020 e 09/05/2020
Com: Profa. Dra. Maria Holthausen
Direção do Tratamento x Direção da Cura na Clínica Psicanalítica
Ementa: Quando se fala em direção de cura logo vem às ideias o famoso texto de Lacan publicado em seu Escritos e não se sai, digamos sem papas na língua, muito daí. Mas se a ele acrescentamos toda uma perspectiva de uma ética do desejo – a qual, ao tomar Antígona como exemplo, se descamba, inelutavelmente, para uma certa melancolização – estaríamos ainda na mesma psicanálise? E se, na sequência, deixamos entrar todas as reviravoltas de um saber-fazer-como estaríamos ainda seguindo a mesma direção de 1958, ou novas e sobretudo outras saídas se nos apontam? E agora, em 2020, em que pé estamos ou poderemos estar quando pensamos numa direção de cura? Será para responder a essas questões que essas aulas se voltarão e se revoltarão
Bibliografia:
LACAN, Jacques. A Direção do Tratamento e os Princípios do seu Poder, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
LACAN, Jacques. A Ética da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
LACAN, Jacques. L’insu que sait de l’Une-bévue s’aile à mourre, in https://lacanempdf.blogspot.com/2019/06/seminario-24-portugues-linsu-que-sait.html
Sobre (O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica
Três são os elementos básicos que compõem uma trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. O primeiro é o mais importante e o único estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo.
Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos em minha prática. Afinal, em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?
Vamos debater a Psicanálise, tal como ela está sendo pensada e praticada por profissionais independentes, os quais, por sua trajetória clínica e docente, tornaram-se referência mais-além das instituições pelas quais passaram.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.
OBJETIVO
Atividade voltada para quem busca experiência clínica. Ao final do curso completo, os participantes estarão aptos ao reconhecimento dos principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.
DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater, com os participantes, os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
No total, serão 23 módulos mensais de sete horas, aos sábados, perfazendo um total de 161 horas. A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso livre.
VIDEOCONFERÊNCIA
Para participar da chamada de vídeo você precisa fazer o download de um software chamado Zoom: https://zoom.us/.
Ele é gratuito e amplamente utilizado para conferências entre amigos e profissionais. A coordenação vai divulgar previamente um link de acesso para todos os participantes confirmados na atividade. Em caso de dúvidas, estamos à disposição via telefone (48) 3030-7474 e e-mail contato@usinadizer.com.br.
DOCENTES
Coordenação: Maria Holthausen.
Psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora e coordenadora de pós-graduação em Psicologia Organizacional, pesquisadora do Núcleo de Investigações Metafísicas na área de Psicanálise e Arte, e criadora do Grupo de Estudos em Arte, Filosofia e Psicanálise (http://psicanaliselacaniana.blogspot.com/).