(O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica – Módulo 18

R$350,00

Singularidades da Escuta do Adolescente

Frequentemente, o adolescente chega ao consultório a partir da demanda de um adulto: os pais, os avós, ou os professores. São estes que trazem uma queixa, uma configuração sintomática que os angustia. Para que possa ocorrer uma análise é preciso que o adolescente consiga formular uma questão própria que pode ou não coincidir com a queixa dos pais. Por conseguinte, o analista escuta o adolescente, pois é ele o sujeito em análise, mas nem por isso deixa de estar atento à fala dos pais. Escutá-los faz parte do manejo da transferência, na sustentação do trabalho analítico. A partir disso, este módulo iniciará com uma compreensão acerca da adolescência na visão freudiana para, então, adentrar em uma discussão sobre o contexto de oferta generalizada de gozo em que o jovem está inserido nos dias atuais e como isto afeta o manejo na clínica psicanalítica com adolescentes.

DATAS e HORÁRIOS
11/08/2023 (sexta) – 19h às 22h
12/08/2023 (sábado) – 9h às 13h

LOCAL FÍSICO
UsinaDizer
Av. Rio Branco, 533. Sala 301.
Florianópolis/SC.

LOCAL ONLINE
Sala criada no Zoom (programa para conferência).
Link para download gratuito do software: https://zoom.us/.

CUPOM ESTUDANTE
Estudante tem desconto de R$100 adicionando o cupom EST250 durante a compra. É necessário comprovar ligação com instituição de ensino apresentando documento válido.

Ao realizar a compra, você aceita automaticamente o contrato de prestação de serviço.

Fora de estoque

Descrição

Módulo 18 – Singularidades da Escuta do Adolescente

Frequentemente, o adolescente chega ao consultório a partir da demanda de um adulto: os pais, os avós, ou os professores. São estes que trazem uma queixa, uma configuração sintomática que os angustia. Para que possa ocorrer uma análise é preciso que o adolescente consiga formular uma questão própria que pode ou não coincidir com a queixa dos pais. Por conseguinte, o analista escuta o adolescente, pois é ele o sujeito em análise, mas nem por isso deixa de estar atento à fala dos pais. Escutá-los faz parte do manejo da transferência, na sustentação do trabalho analítico. A partir disso, este módulo iniciará com uma compreensão acerca da adolescência na visão freudiana para, então, adentrar em uma discussão sobre o contexto de oferta generalizada de gozo em que o jovem está inserido nos dias atuais e como isto afeta o manejo na clínica psicanalítica com adolescentes.

BIBLIOGRAFIA
BAUMAN, Z., Modernidade Líquida, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRIMAN, J., Mal-estar na atualidade: A psicanálise e as novas formas de subjetivação, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CALLIGARES, C. A Adolescência, São Paulo: Publifolha, 2000.
FREUD, Sigmund, Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. In: ____. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, v. VII, 1905 [1996], p. 117-297.
________________, Algumas Reflexões Sobre a Psicologia Escolar. In: ____. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, v. XIII, 1914 [1996], p. 281-288.
________________, A Vida Sexual dos Seres Humanos… In: ____. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, v. XVI, 1916 [1996], p. 309-321.
NASIO, J.D. Como agir com um adolescente difícil? Um para pais e profissionais, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.

 

(O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica

DESCRIÇÃO
(O) Curso Livre (da) Formação aqui proposto consiste numa série de encontros mensais em formato híbrido (simultaneamente virtual e presencial), de 7 horas cada, distribuídas nas sextas à noite e sábados pela manhã, nos quais, a partir da experiência clínica de reconhecidos profissionais em psicanálise, serão discutidos os principais conceitos clínicos vigentes nas práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos. No total, serão 24 módulos, perfazendo um total de 168 horas.

APRESENTAÇÃO
Três são os elementos fundamentais que compõem a trajetória de formação em psicanálise: análise, teoria e supervisão. A primeira é a mais importante e única, estritamente singular, em que, a partir da escolha do analista e de sua desconstrução, alcançamos o “lugar do analista”. Não se trata de um lugar de saber, mas de uma habilidade para escutar, que sempre exige a desconstrução da própria escuta, do que nela pudesse haver de normativo. Em psicanálise, a teoria está a serviço da desconstrução da norma. O que sempre exigirá a supervisão, a crítica acerca dos limites éticos da prática, levando o analista a se perguntar “em favor de quem opera minha escuta: de uma escola ou de um dizer singular?”.

OBJETIVO
Ao final do curso, os participantes estarão aptos ao reconhecimento das principais configurações conceituais relativas às práticas de escuta analítica e de construção de casos clínicos de orientação psicanalítica.

DINÂMICA
A atividade consiste numa formação clínica, na qual profissionais convidados na condição de analistas docentes irão debater com os participantes os discursos e dizeres que compõem “(O) Curso Livre (da) Formação” clínica dos psicanalistas.
A sequência dos módulos foi minuciosamente definida pela coordenação para que os participantes tenham 100% de aproveitamento do curso. A atividade disponibiliza a inscrição individual dos módulos (assim como desconto especial para estudantes) a ser encontrada em nosso site.
Não é exigida formação por parte do participante. O curso emite certificado após a participação de, no mínimo, 18 módulos.

COORDENAÇÃO
Dra. Maria Holthausen
Psicanalista, Historiadora, Doutora em Literatura.